EnglishPortuguês
EnglishPortuguês

Acessórios que contam histórias

A TRAITS et COURBES é uma marca sinônimo de exclusividade. Cada criação é feita à mão e usando somente os melhores materiais naturais que o Brasil tem a oferecer.

Couros e peles podem apresentar variações tonais, marcas ou veias – características próprias que não devem ser consideradas imperfeições. Materiais orgânicos também têm sua própria história para contar!

Todos os couros e peles utilizados são “de reutilização”, ou seja, provenientes do descarte da indústria alimentícia e, portanto, adquiridos em lojas especializadas e que estão de acordo com as regras estaduais e federais para o consumo e comercialização. A marca preza pelo consumo consciente.

Dicas de cuidados com as peças

Para preservar a qualidade original de seus acessórios – especialmente os estampados – é altamente recomendável evitar o contato com água, graxa, perfumes e cosméticos (cremes para as mãos são vilões!), bem como a exposição prolongada à luz UV, pois isso pode provocar o desbotamento ou rachaduras na pele e na pintura.

Além disso, você deve guardar seu acessório de couro adequadamente quando não o estiver usando (evite sacos plásticos abafados). E você pode espaná-lo com uma escova macia ou limpá-lo com um pano levemente umedecido.

Bálsamos e polimentos à base de cores devem ser evitados, pois podem alterar a aparência da pintura e o tom da pele. Condicionadores ou sprays de proteção devem ser específicos para couro natural, além de ser altamente recomendável testá-los primeiro em uma área discreta da peça (como um canto ou sob uma aba de bolso ou fóles). Ah, não aplique quaisquer químicos sobre as pinturas!

Lembre-se de que todo produto fabricado com materiais naturais evoluirá com o uso e se tornará tão único quanto seu dono. É isso – a história que contarão juntos – que o torna verdadeiramente seu.

Sobre o couro

O couro proveniente do descarte da indústria alimentícia é altamente ecológico.

Isso porque, em uma descrição simples do processo, estamos reaproveitando as sobras da cadeia alimentar e evitando o desperdício. Além disso, quando bem cuidados, couros e peles têm alta durabilidade e o potencial de nos acompanhar por muitos anos.

Hoje, contudo, o termo “couro ecológico” se popularizou na descrição do poliuretano (PU), o plástico que imita o couro natural. Mas, por mais moderna que seja a tecnologia empregada em sua confecção, o PU ainda é altamente poluente tanto durante sua confecção, quanto em seu descarte. Peças de couro ecológico têm baixa durabilidade e se desfazem com rapidez, impedindo até mesmo a sua doação e contribuindo para o descarte errado. Vale lembrar que plástico se decompõe em milhões de anos na natureza, além, claro, de todos os outros compostos e aviamentos que compõe as peças como zíperes, estruturas e forros. Por isso, o PU é aliado das cadeias de fast-fashion, ao que estimula o consumo impulsivo e microsazonal.