fbpx

Em clima de #halloween ðŸŽƒ

Para comemorar a época mais assustadora do ano, escolhi prestar homenagem ao monstro dos monstros: o Frankenstein de Mary Shelley.

O rascunho de sua história fora concebido próximo às margens do Lago Genebra, na região de Cologny (Villa Diodati), e como resultado de um desafio entre “amigos”, proposto por George Gordon Lord Byron e o poeta romântico inglês, Percy Bysshe Shelley (com quem Mary logo se casaria).

Determinada a escrever algo que chamasse a atenção dos homens a quem ela tanto admirava, sua criatura surgiria para assombrar gerações até os dias atuais, seja por seus traços grotescos ou por seu pedido inesperado para ter seu ponto de vista ouvido e… bem, compreendido.

Para entender a criatura, devemos primeiro entender seu criador e as circunst̢ncias em torno de Mary, enṭo com 18 anos. Ela ṇo apenas cresceu enfrentando o preconceito por ser uma aspirante a escritora e filha de Mary Wollstonecraft Рuma defensora dos direitos das mulheres -, como tamb̩m por engravidar de Percy Shelly, jovem que abandonou sua esposa, quem, mais tarde, se afogaria no rio Serpentina depois de descobrir sobre a gravidez de Mary. Gravidez, essa, que tampouco teria um final feliz.

Essas emoções um tanto quanto macabras, e certamente perturbadoras, levaram Mary a escrever uma das primeiras (se não a primeira) obras de ficção científica da História.

Em homenagem ao seu trabalho, uma estátua de bronze fundido de 2,4 metros de altura, chamada “Frankie”, foi inaugurada ao público em Maio de 2014, em Genebra. Concebida pelo grupo KLAT (Jérôme Massard, Florian Saini e Konstantin Sgouridis), a criatura está vestindo roupas esfarrapadas e, segundo o coletivo de artistas, representa não apenas a personagem ficcional, mas também “a figura do vagabundo ou do marginal”, aqueles que vivem às margens da sociedade.

Compartilhar post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Trocas & Devoluções

Por favor, note que por se tratarem de produtos feitos sob encomenda, não são aceitas trocas e devoluções. As condições de pagamento também são variáveis de acordo com cada peça.

Fique por dentro das últimas novidades!

© 2020-2021, Traits et Courbes. All rights reserved.

Criação
Rolar para cima