fbpx

Minha bolsa “Admit one K.I.S.S.” quis passear pela França de 1884 e na companhia de uma dama notória à época! A fofoca francesa diz que ela adorava uns beijos…! Quer saber mais sobre esse retrato? É só ler aqui:

– “Madame X” ou “Retrato de Madame X” (1884). –

A obra, assinada por John Singer Sargent, retrata a jovem socialite Virginie Amélie Avegno Gautreau. Contrário ao que muitos pensam, o retrato não foi encomendado pelo esposo, o banqueiro francês Pierre Gautreau, mas foi pintado a pedido do próprio artista, que precisou de alguns anos para persuadir a moça. O resultado é um belíssimo estudo de oposição: um vestido que revela e esconde ao mesmo tempo; o tom de pele pálido da mulher em contraste com um vestido e fundo de cor escura.

A modelo, uma expatriada americana, se tornou conhecida na alta sociedade parisiense por seu orgulho, sua beleza e os muitos rumores de infidelidade.

O artista, por sua vez, era um americano que residia em Paris na época em que criou esta pintura. Ele tinha quase trinta anos e tentava fazer um nome para si mesmo – e conseguiu! Isso porque, ao ser exibido pela primeira vez no Salão de Paris de 1884, o retrato causou alvoroço. Foi considerado muito provocativo por alguns, enquanto os críticos compararam a modelo a um cadáver e usaram palavras como “hediondo” e “atroz”. E os jornais publicaram caricaturas e poesia satírica zombando tanto do artista quanto da modelo, já que a tentativa de Sargent de esconder seu nome se mostrou inútil. Tamanho foi o escândalo que Sargent teve que deixar Paris e se mudar para Londres!

Mas, como é de praxe no mundo da Arte, o retrato de Madame X acabaria por se tornar um dos retratos mais admirados e renomados da arte Ocidental, além de, claro, ser o trabalho pelo qual Sargent é mais conhecido por.

Compartilhar post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Trocas & Devoluções

Por favor, note que por se tratarem de produtos feitos sob encomenda, não são aceitas trocas e devoluções. As condições de pagamento também são variáveis de acordo com cada peça.

Fique por dentro das últimas novidades!

© 2020-2021, Traits et Courbes. All rights reserved.

Criação
Rolar para cima